quinta-feira, 26 de julho de 2012


Segunda e terceira semanas de agosto: Nivelamento teórico, catalogação da biblioteca do projeto e apresentação de leituras estudadas.

Os professores passaram aos bolsistas um nivelamento teórico com conteúdos base sobre design e sustentabilidade. Essa medida foi tomada com o fim de instruir os bolsistas, para que eles pudessem aplicar todos os preceitos de sustentabilidade nas futuras atividades que eles iram desenvolver no decorrer do projeto. As pricipais leituras feitas ao longo desse nivelamento teórico foram: KAZAZIAN, Thierry. Haverá idade das coisas leves; LOCKWOOD, Thomas; WALTON, Thomas (orgs.) Building design strategy; MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo: O desenvolvimento de produtos sustentáveis; MORAES, Dijon de. Limites do Design; PHILLIPS, Peter L. Briefing: a gestão do projeto de design; VEZZOLI, Carlo. Design de Sistemas para a Sustentabilidade; teoria, métodos e ferramentas para o design sustentável de “sistemas de satisfação”. 
Os bolsistas também estudaram dois métodos de aplicação de design para a sustentabilidade: o D4S desenvolvido pela UNEP (United Nations Environment Programme Division of Technology, Industry and Economics); e o MEPSS, desenvolvido pelo Politécnico di Milano.

D4S: 
d4s-de.org      Blog D4S: d4s.blogspot.com.br
MEPSS: mepss-sdo.polimi.it/mepss/website/mepss.html
KAZAZIAN, Thierry. Haverá idade das coisas leves  4shared.com/office/jCWdUDyp/haver_a_idade_das_coisas_leves.html
MORAES, Dijon de. Limites do Design: slideshare.net/designjohnson/1491911
PHILLIPS, Peter L. Briefing: a gestão do projeto de design 4shared.com/office/QBhqi_DD/Briefing_-_A_Gesto_do_Projeto_.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário