quinta-feira, 26 de julho de 2012


Primeira semana de setembro: Confecção dos brindes para o evento, produtos para venda e colete dos monitores.

Iniciaram-se as atividades de organização do evento. Nesse período os professores se encarregavam dos detalhes maiores do evento: contatar os apresentadores, palestrantes, patrocinadores e parceiros, conseguir a autorização do espaço físico para o evento dentro da universidade, entre outros detalhes.
Enquanto isso, os bolsistas dedicavam-se a confecção dos produtos destinados ao evento. Neste momento, a empresa parceira do projeto, Mulher Elástica (a qual também participou do evento com uma apresentação) doou uma grande quantidade de retalhos de seus tecidos para que os bolsistas pudessem usá-los para confeccionar não só os produtos para o evento, mas também os produtos para a pesquisa a que se destina esse projeto. Logo que recebidos, os retalhos já foram selecionados e separados por similaridade de materiais. A grande maioria dos tecidos eram de composição sintética e possuíam características elásticas.
Com a matéria prima em mãos, iniciou-se a confecção dos produtos. Um grupo dos bolsistas ficou responsável pela confecção dos jogos americanos, os quais foram feitos com um tecido de estofado doado à UEL pela empresa Flexiv (a qual também participou do evento com uma apresentação). Para acabamento foi usada costura de máquina overlock na borda dos jogos americanos. Enquanto isso uma outra equipe de bolsista ocupava-se de confeccionar as capas de notebook e netbook. A ideia da confecção desses produtos surgiu justamente da flexibilidade que os tecidos doados pela empresa parceira. Primeiramente, foram retiradas as medidas de um notebook e um netbook, para desenhar-se os moldes, cortar o tecidos e confeccionar as capas. Cortados os tecidos na medida dos moldes, foi costurado o primeiro mock-up de capa de netbook.

 Fotografia 1: Costura das capas de notebook em uma Overlock pela bolsista Rafaela Okada.

Com o mock-up feito, pode-se verificar que a capa havia ficado pequena, não cabendo dentro dela o netbook. Este erro de percurso ocorreu pois, ao desenhar-se o molde, não havia deixado uma margem de sobra para costura. Consecutivamente a confecção das capas de netbook, foram feitos testes de costura com os tecidos doados, para verificar se haveria problemas na costura devido a elasticidade variada dos diferentes tecidos. Nesse teste, verificou-se que não seria possível utilizar os tecidos ganhos da Mulher Elástica para confeccionar as capas de notebook, pois a elasticidade deles era muito maior que a do tecido usado para o forro das capas, o qual era de estofado, doado pela Flexiv. Foram gerados mais 3 mock-ups até conseguir-se o acerto no teste de costura, no tamanho do molde e alguns outros detalhes de acabamento.

Fotografia 2: Mock-ups  para capas de netbook. O alaranjado foi feito com união a de tecidos com elasticidade diferente, dando errado no teste de costura. Os esverdeados foram para acerto de tamanho.

Com todos os detalhes de produção acertados nos mock-ups, começou-se a produção em série das capas de notebook e netbook, utilizando apenas os tecidos de estofado doados pela Flexiv. Para acabamento nas bordas da aba do bolso do notebook foram costurados vieses com máquinas de costura reta simples. No fim da produção foram obtidas 15 capas de netbook e 5 de notebook, de variadas cores.

Fotografia 3: Capas de netbook finalizadas, várias cores, com acabamento de viés na aba de seu bolso.

O ultimo produto produzido foram os coletes que serviriam como uniformização e identificação dos monitores bolsistas durante o evento. Para a confecção desse foram usados retalhos de uma malha translúcida com estampa de passarinhos, que se ganhou em quantidade suficiente da empresa parceira Mulher Elástica. Justamente por possuir essa característica translúcida e ser muito leve, apenas com esse tecido o colete não ganharia sustentação. Para resolver tal empecilho os bolsistas optaram por fazer o colete com um forro interno com retalhos de malha branca de algodão também ganhos da empresa parceira. Por ambos tecidos serem orgânicos e respiráveis, eles são ideais para vestimenta. Outra vantagem do forro seria a opção de usabilidade, o colete seria dupla-face: poderia ser usado tanto com o tecido de estampa de passarinho para fora, ou com a parte de malha branca parar fora, funcionando como forro o tecido de estampa de passarinho.
Para a confecção dos tais coletes, primeiramente foram selecionados os retalhos dos tecidos usados que possuíssem o tamanho adequado para compor o colete. Em seguida, foi tirado digitalmente o molde dos coletes em tamanho P, M e G pelo software Audaces. Com os moldes prontos e recortados, os retalhos de tecido foram infestados de forma a tentar cobrir o tamanho de cada um dos moldes.

Fotografia 4: Retalhos do tecido estampado enfestados para cobrir a área do molde.

Fofografia 5: Malha branca enfestada para o forro dos coletes.

Após enfestados, os retalhos foram aparados sobre os moldes, para adquirirem sua forma. Em seguida os enfestos foram costurados para unir os retalhos. Depois de efnestados estes formaram cada peça que compõe o colete: costas e laterais. As peças da parte de fora do colete e forro foram costuradas unidas. Finalmente, as peças do colete, já unidas forro e parte externa, foram costuradas, terminando o colete.

Fotografia 6: Peças da parte externa dos coletes com os retalhos costurados. 

Fofografia 7: Retalhos da malha branca costurado em overlock pela bolsista Rafaela Okada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário